sexta-feira, 6 de julho de 2012

FIFA: Como a América foi conquistada

sexta-feira, 6 de julho de 2012 - by Unknown 0


A cidade de São Paulo amanheceu a quinta-feira em preto e branco. Mas isso não tem nada a ver com nostalgia: os motivos são mais do que recentes. Depois de muitos anos de sonho e busca, o Corinthians enfim domou a América ao vencer a primeira Copa Libertadores de sua história.

Com um dos maiores contingentes do mundo '' estima-se que são mais de 25 milhões só no Brasil '', a torcida corintiana tomou as ruas  da metrópole com uniforme, bandeiras e rojões, numa celebração que deve durar por todo o final de semana. Essa é a dimensão da festa pela tão aguardada taça, vencida em grande estilo, em final contra o poderoso Boca Juniors. O suficiente para compensar a eliminação na fase preliminar do ano passado diante do Tolima, tendo craques como Ronaldo e Roberto Carlos no elenco, assim como algumas frustrações no decorrer das últimas décadas nessa competição que seus principais rivais já haviam faturado.

O campeão
Com apenas quatro gols tomados, sem perder sequer um jogo, o Corinthians saiu invicto de alguns dos estádios mais ingratos para os visitantes em toda a América do Sul: o São Januário do Vasco (empate sem gols), a Vila Belmiro do Santos (vitória por 1 a 0) e, por fim, La Bombonera do Boca (empate por 1 a 1).

Esses confrontos foram válidos, respectivamente, pelas quartas, semifinais e finais, todos com ex-campeões do torneio que não conseguiram fazer frente a um oponente muito coeso. Uma união que, intensificada por sua torcida, fez o time sofrer apenas um gol em casa: no Pacaembu, pelos pés de Neymar.

O técnico Tite conseguiu montar um grande time cujo valor total foi maior do que a somatória de suas peças. A equipe apresentou um forte padrão de marcação, geralmente adiantada, pressionando a saída de bola. Com a posse dela, as investidas eram verticais, com velocidade e eficiência.

Nas oitavas, a vítima havia sido o Emelec, no início dos mata-matas de um torneio de alto nível e imprevisível, com outros sólidos candidatos ao título como Universidad de Chile, Vélez Sarsfield e Libertad, entre outros.

Surpresas
Pela primeira vez desde 2004, o Equador conseguiu colocar dois clubes na fase de mata-matas, com as classificações de Deportivo Quito e Emelec, enquanto nenhum representante uruguaio avançou.

Em termos individuais, uma história incrível foi a do atacante Romarinho, do Corinthians, que, quando tocou na bola pela primeira vez durante todo o torneio, foi para anotar um gol em plena Bombonera, chocando a torcida do Boca, instantes depois de ter saído do banco. Por essa nem os corintianos esperavam: era apenas a terceira partida do atacante pelo clube.

Tags:
Sobre o Autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

Teste Teste Teste

Visualizar
Visualizar

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste

Tabela gerada por Central Brasileirão

Teste Teste Teste